FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS REÚNE GRUPO DE ELITE PARA LANÇAR UM CADERNO ESPECIAL SOBRE A INDÚSTRIA DO GÁS NATURAL

magdaA FGV Energia vai promover na próxima quinta-feira (23), das 10h às 12h, o lançamento do “Caderno FGV Energia de Gás Natural”, trazendo para exposição e debate os principais aspectos relacionados à indústria do gás natural no Brasil. O novo Caderno de Gás aprofundará discussões sobre a cadeia do gás natural e a evolução da indústria do gás; os avanços regulatórios que culminaram com a promulgação da Nova Lei do Gás; os principais desafios a serem enfrentados pela indústria e as principais oportunidades decorrentes da transição para um mercado mais estruturado, aberto e competitivo. Entre os palestrantes deste ano, estão confirmados o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates; o presidente da Transportadora Associada de Gás (TAG), Gustavo Labanca; o presidente da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrece), Paulo Pedrosa; o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Roberto Ardenghy; e o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia.

Durante o debate, os especialistas discutirão o cenário inédito resultante da recente reformulação do arcabouço institucional-regulatório que rege as atividades da indústria gasífera no país, entre outras temáticas. A coordenadora de Pesquisa de O&G da FGV Energia, Magda Chambriard (foto), será responsável por moderar o debate. O encontro será realizado na sede da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e contará também com a presença de representantes das principais empresas de energia do país.

Amanhã(22), as 17 horas, entidades do setor de energia lançam o Ranking do Mercado Livre de Gás (RELIVRE), uma ferramenta interativa para acompanhar as normas estaduais referentes à abertura do mercado livre de gás natural no Brasil. Com ela, será possível identificar os Estados com as melhores práticas regulatórias, além de apontar potenciais oportunidades de aprimoramento e, assim, contribuir com o aprofundamento e consolidação do processo de transformação da abertura do setor de gás natural. A ferramenta, criada pela Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (ABRACE), foi aprimorada em uma iniciativa conjunta com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP) e com a Associação Brasileira de Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP). O objetivo é trazer uma visão mais ampla e completa, envolvendo produtores e grandes consumidores de gás, sobre os regramentos estaduais de abertura de mercado. Durante a cerimônia de apresentação do RELIVRE, na sede do IBP, será divulgado o resultado da pesquisa realizada ao longo de 2022 e 2023, com o ranking dos Estados mais atrativos à abertura do mercado. Ao todo, o ranking contempla 37 itens regulatórios para classificar os avanços da legislação e regulação em cada unidade federativa. O lançamento do RELIVRE será parte da divulgação da 20ª edição do Seminário de Gás Natural, que acontecerá nos dias 10 e 11 de maio deste ano, no Hotel Fairmont Rio de Janeiro. Sob o tema ‘Gás Natural no Brasil: Abertura, Competitividade e Sustentabilidade’, o fórum reunirá os principais nomes do setor para debater a agenda prioritária para o seu desenvolvimento. Os interessados podem receber as novidades sobre a programação em primeira mão se cadastrando aqui.

Deixe seu comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of